Intervenção pedagógica no treino esportivo

Intervenção pedagógica no treino esportivo.

Você sabe o que é intervenção pedagógica e quais são os fatores que podem lhe auxiliar no dia-a-dia? 

O nome pode assustar mas a intervenção pedagógica nada mais é do que a interferência de um profissional no processo de aprendizagem e desenvolvimento de um indivíduo. Ou seja, no esporte é a forma como o treinador planeja as atividades e a maneira como lida com os seus atletas pode influenciar no processo de formação, fazendo com que este tenha êxito ou não nas suas ações e proporcionar uma melhor qualidade ao treino. 

Essa qualidade já vem sendo amplamente estudada há muitos anos, e em 1997 a pesquisadora Isabel Mesquita apontou importantes questões em seu livro A pedagogia do treino:  A formação em jogos desportivos coletivos. 

“O treinador deve ter domínio aprofundado do conteúdo do treino, fazer uma seleção criteriosa das condições da prática e ter uma intervenção eficaz no processo de treinamento.” Isabel Mesquita 

Em suma, podemos dizer que a qualidade de um treino depende primeiro das ações do treinador, dos conhecimentos que ele detém, a forma de transmiti-los e o relacionamento e comunicação estabelecidos com os seus atletas. 

Podemos citar alguns fatores que auxiliam no correto processo de intervenção pedagógica: 

  • COMPETÊNCIA: Quando um treinador demonstra ter competência (domínio sobre conteúdo do treino e da modalidade em questão) ele ganha respeito dos praticantes e de seus responsáveis, e consequentemente autoridade e capacidade de influenciar.   

  • ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: Quando as atividades são bem estruturadas obtém-se qualidade no treino.   

  • DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: Quando se sabe onde quer chegar (seja na fase de aprendizado da modalidade ou na preparação para uma competição) pode-se fazer interferências com mais coerência e precisão. 

  • REGRAS DE CONDUTA: Regras permitem que o treinador possa avaliar os comportamentos dos seus atletas e o seu próprio. As regras devem estar ligadas aos objetivos e serem obviamente possíveis de serem cumpridas.  

  • AMBIENTES ADEQUADOS DE PRÁTICA: Aqui referimos a ambientes considerados seguros e acolhedores. Saber que a vitória não é a única coisa e que a derrota não é necessariamente um fracasso podem ser ótimos pontos de partida para criar um ambiente acolhedor para os atletas.   

  • FEEDBACK: Os atletas devem receber informações sobre as suas ações, para saberem se estão obtendo êxito na atividade ou não.  

  • COMPORTAMENTO REFLEXIVO: para que, tanto atleta quanto treinador, possam evoluir é necessário que ambos façam autoavaliação das suas ações. 

Alguns instrumentos podem ser utilizados como facilitador no processo de intervenção pedagógica, como é o caso do dossiê do treinador que dá suporte para a definição dos objetivos, que estabelece o processo de comunicação entre treinadores e atletas/responsáveis, a tomada de decisões, a avaliação da evolução dos atletas, entre outros fatores.  

Pensando em favorecer ainda mais esse processo, o Ritmo do Esporte apresenta uma solução digital que pode ajudar e muito no processo de intervenção pedagógica de treinadores. O Ritmo Equipes integra num único aplicativo a comunicação entre as escolas, atletas e responsáveis técnicos. Fator imprescindível para uma equipe esportiva bem sucedida. Digital e na palma da mão foi especialmente pensado para atender às principais demandas de uma escola esportiva. Ainda será uma ferramenta importante para a gestão das tarefas administrativas, financeiras e de venda de artigos esportivos e viagens.  Clique aqui  e saiba mais, cadastre-se hoje mesmo e receba conteúdo exclusivo e seja um dos primeiros a conhecer essa nova solução.

 

Camila Ritter
Gestora Esportiva

Contrate agora

R$/ mês

Faça seu cadastro

Solicite um orçamento