Treinador de sucesso. Existe fórmula mágica?

"Há uma história criada por cada um de nós que nos leva à vitória final. É essa história, na sua totalidade, que nos transforma em campeões". José Mourinho

 O treinador, seja ele de futebol ou de qualquer outra modalidade esportiva é aquele indivíduo que faz o elo entre os gestores da equipe e a própria equipe. Cabe a ele as funções de esboçar o sistema técnico e tático, aplicar estes sistemas nos treinos, liderar os processos inter-relacionais, fazer convocações, distinguir atletas titulares dos reservas,  acompanhar a equipe nos jogos, fazer as mudanças necessárias no decorrer da partida (tanto quanto ao nível de sistemas quanto de troca de jogadores), ser o porta voz da equipe, e juntamente com os gestores propor as dispensas renovações e novas contratações de atletas.

Portanto, o treinador deve buscar sempre o aprofundamento nos conhecimentos técnicos e táticos da modalidade que ele está a frente bem como conhecimentos relacionais, comportamentais e metodológicos. No esporte competitivo não há mais lugar para o profissional que não busque uma formação multidisciplinar. Os cursos, painéis e fóruns são geralmente específicos e não abrangem toda essa complexidade.

No Brasil, a média de troca de treinadores na principal competição do país (Brasileirão série A) fica em torno de três treinadores por ano, enquanto em países europeus essa média é de um treinador por ano. Esta rotatividade possivelmente está ligada a cultura imediatista de resultados e a alta cobrança, tanto da torcida quanto dos próprios gestores da equipe, e, com essas frequentes mudanças não há tempo hábil para desenvolver um trabalho consistente nas equipes, logo não alcançando bons resultados e gera-se um ciclo vicioso.

Não existe uma fórmula certa para ser um treinador de sucesso, entretanto, devemos considerar que para  chegar a um grau de excelência nesta profissão deve-se ter, não apenas a formação necessária para atuar nesta área e a experiência por vezes adquirida como jogador, como também o treinador deve investir em si próprio e desenvolver o seu próprio estilo, pois as qualidades individuais fazem a grande diferença.

Além disso, o treinador que estiver em constante busca por novos conhecimentos, aprendizagens e ferramentas que possam auxiliar no seu trabalho, certamente sairá na frente. 

Pensando nesses profissionais diferenciados que o Ritmo do Esporte tem desenvolvido uma solução inédita e exclusiva que vai facilitar a comunicação entre equipes, atletas e responsáveis.  Digital e na palma da mão foi especialmente pensada para atender às principais demandas de uma escola esportiva. Ainda será uma ferramenta importante para a gestão das tarefas administrativas e financeiras.  Clique aqui  e saiba mais, cadastre-se hoje mesmo e receba conteúdo exclusivo e seja um dos primeiros a conhecer essa nova solução.  

 “O sucesso de José Mourinho baseia-se na sua atenção dada aos pormenores. Nada é deixado ao acaso”.

 

Camila Ritter
Gestora Esportiva

Contrate agora

R$/ mês

Faça seu cadastro

Solicite um orçamento