Gestor X Treinador

O que você tem feito no seu dia a dia? Você acha que está sobrecarregado? Será que as tarefas que você vem executando são mesmo tarefas do seu cargo?

Que tal conversarmos um pouco sobre as diferenças que existem entre ser um gestor esportivo e um treinador, pois percebemos que muito da sua sobrecarga está relacionada em exercer essas duas atividades de forma conjunta.
 
 

Partiremos então da definição destas duas áreas.

A área da gestão esportiva pode ser compreendida como aquela em que se trabalha as questões de planejamento (definir estratégias e objetivos), organização (poder de decisão e designação de trabalhos), liderança (motivar e resolver conflitos), direção e controle (supervisão do desempenho dos demais recursos humanos), ou seja, o gestor desportivo é aquele que exerce as atividades que estão relacionadas com os processos administrativos da entidade. Ele é quem controla os recursos humanos, financeiros, logísticos e administrativos. Em suma, o gestor é aquele que assegura o correto funcionamento da sua organização, seu evento, ou da sua equipe/clube.

Já a área do treinamento desportivo está relacionada com os atletas e não propriamente com a organização. Cabe ao treinador cuidar do processo relacional que existe entre atletas e treinador/comissão técnica/ gestores da organização. É dele também a responsabilidade de treinar a equipe e acompanhá-la em competições esportivas. O treinador deve ter conhecimentos técnicos e táticos sobre a modalidade em questão, bem como é ideal que ele compreenda os processos de ensino e aprendizagem face a idade dos atletas de sua equipe e saiba liderar, motivar e refinar comportamentos e atitudes de cada um dos seus atletas.

Podemos então perceber nestas duas definições, uma diferença visível entre o gestor e o treinador. Enquanto um está voltado para a organização e tudo que a rodeia, o outro terá sua atenção voltada especificamente para os atletas e o seu processo de ensino/aprendizagem.
 


Pergunta: Se o seu clube ou escola esportiva quer mandar uma equipe para uma competição fora da cidade, de quem é a responsabilidade pelos procedimentos de logística?  E a quem cabe o papel de acompanhá-la? Do treinador ou do gestor?

Muito bem, a resposta é que o gestor esportivo cuida de todos os procedimentos que envolvem a organização, logo ele é quem deve se preocupar com as questões de logística, enquanto isso, o treinador estará focado em preparar muito bem a sua equipe para depois poder acompanhá-la na competição.

Desta forma, se os papéis de gestor e treinador estiverem muito bem definidos e cada um fizer aquilo que lhe compete, a tendência é que, em todos os processos (seja a nível da organização ou da equipe) se obtenha sucesso.

O Ritmo do Esporte tem ajudado organizadores de competições esportivas com uma solução digital e completa para a gestão de seus eventos. Com isso milhares de equipes foram beneficiadas em competições, ágeis, profissionais e transparentes

Agora estamos com o desafio de impactar os gestores de equipes e treinadores esportivos com uma solução inédita e revolucionária para facilitar a comunicação entre equipes, atletas e responsáveis. Especialmente pensada para atender às principais demandas de uma escolinha esportiva. Além de uma ferramenta para a gestão das tarefas de sua equipe financeira e administrativa.  Clique aqui e cadastre-se hoje mesmo, sem compromisso. 

A excelência e qualidade da sua organização e o desempenho da sua equipe depende exclusivamente de vocês, gestor e treinador – de realizarem aquilo que são aptos a fazer. E para isso é fundamental o uso de ferramentas e soluções de gestão profissionais e específicas para as atividades esportivas.

 

Camila DM Ritter

Gestora Esportiva - Ritmo do Esporte


Logo marca do ritmo do esporte O Ritmo do Esporte é uma solução digital e completa para a gestão de competições esportivas utilizada e aprovada em mais de 1.400 competições de diferentes modalidades. Uma sportstech brasileira associada a ACATE e integrante da primeira edição do programa StartLab.

 

Contrate agora

R$/ mês

Faça seu cadastro

Solicite um orçamento